O QUE É A MENISCECTOMIA?

É o acto cirúrgico que resseca a parte lesada do menisco.

O advento da artroscopia veio permitir que este acto se faça com muito maior precisão, menor morbilidade e um tempo de internamento e recuperação incomparavelmente mais curtos.

Nas situações em que pela arquitectura da lesão, idade do paciente, patologias associadas, outras lesões na mesma articulação ou existência de instabilidade articular, não sendo possível reparar a lesão, proceder-se-á a meniscectomia.

Este acto deve ser sempre o mais limitado possível, ou seja, deverá ser sempre ressecada a menor porção possível do menisco pois conhecemos as suas funções e necessidade na persistência da saúde articular.

Sabemos desde há muito das consequências das meniscectomias alargadas, nomeadamente, do desenvolvimento, a médio prazo, de alterações degenerativas no compartimento.

No entanto, o balanço entre não tratar ou efectuar a meniscectomia quando indicada é claramente a favor deste procedimento.

A recuperação é geralmente breve, com ou sem auxílio de tratamento por Fisioterapia, estando os casos de maior demora essencialmente ligados à coexistência de outras lesões.