Existem mais de 100 doenças reumáticas. São o grupo de doenças mais frequente nos países desenvolvidos, e tratam-se geralmente de doenças crónicas que afetam o sistema musculoesquelético. As doenças reumáticas podem afetar pessoas de todas as idades (até mesmo bebés e crianças), de ambos os sexos. Mas as mulheres com mais de 65 anos são as mais afetadas.

Todas as doenças reumáticas têm sintomas e sinais específicos mas, segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a existência de dores, rigidez ou cansaço numa articulação, por mais de 15 dias, é razão para consultar um reumatologista.

Quais são as principais doenças reumáticas?

Apesar de existirem em grande número, é importante saber o nome das principais doenças e que afetam um maior número de pessoas:

Artrite reumatoide – É uma doença reumática inflamatória. Pode levar a deformações articulares e incapacidade extrema. Manifesta-se nos punhos, mãos, tornozelos e pés.

Osteoporose – Resulta da fragilidade óssea, por baixo nível de cálcio nos ossos. Para prevenir é importante ingerir alimentos com cálcio e vitamina D, medir a massa óssea e fazer exercício físico adequado.

Lombalgia – Trata-se, na verdade, de um sintoma reumatológico muito comum. É uma dor muscular situada na zona da lombar e pode ter origem em movimentos bruscos, esforços intensos ou má atitude postural.

Artrose/Osteoartrose – Atinge sobretudo as articulações dos joelhos, mãos, pés, anca e coluna. É uma doença degenerativa que tem origem na cartilagem e provoca dor, deformação óssea e limitação de movimentos. Obesidade, desgaste articular e traumatismos repetidos são alguns factores de risco.

Artrites idiopáticas juvenis – São doenças que surgem na infância ou adolescência e que se fazem acompanhar por inflamação nas articulações. Pressupõem sintomas, necessidades de acompanhamento e tratamento distinto.