O entorse no joelho ocorre devido ao alongamento excessivo dos ligamentos do joelho, causando uma dor muito intensa e algum inchaço.
Pode acontecer durante a prática de desporto, na execução de movimentos mais violentos, por causa de impacto de algum objeto contra o joelho ou em atos tão simples quanto caminhar.
Entre os sintomas mais comuns estão: a dor intensa no joelho, o joelho inchado e a dificuldade em dobrar o joelho e apoiar o peso do corpo sobre a perna afetada.
Quando o entorse acontece por motivos como uma mudança de direção mais repentina ou por causa de um salto violento, trata-se de uma rotação anormal do fémur em relação à tíbia.
O diagnóstico do entorse deve ser feito por um médico especialista do joelho e através de um exame que avalia o movimento, inchaço e a sensibilidade do joelho. Caso necessário, podemos recorrer a meios como o raio-x ou a ressonância magnética para se avaliar tendões ou ligamentos que possam ter ficado comprometidos. Quando concluído o diagnóstico, é altura de passar ao período de tratamento que deve ser igualmente acompanhado por um médico.