Respirar e fazê-lo bem é essencial para o normal funcionamento do nosso organismo. A principal função dos pulmões é o fornecimento de oxigénio ao sangue, que ocorre através da respiração e que resulta na produção de grande parte da nossa energia.

Sendo o sistema respiratório vital para o corpo humano, é também uma das suas partes mais delicadas. São inúmeras e cada vez mais recorrentes as doenças que o afetam, podendo ser de cariz alérgico ou infeccioso e de incidência crónica ou aguda.

Seguem-se algumas das doenças respiratórias mais comuns.

Asma

É uma das patologias mais comuns e apesar de incidir maioritariamente em crianças, pode afetar pessoas de qualquer idade. Caracteriza-se pela irritação contínua das vias respiratórias e os sintomas vão desde tosse frequente ou dificuldade em respirar, até à fadiga constante ou dor no peito.

Tuberculose

É uma doença bastante contagiosa e apesar de afetar principalmente os pulmões, pode disseminar-se a outros órgãos, como rins ou ossos. O seu contágio ocorre exclusivamente de pessoa para pessoa e através da via aérea, sendo que entre os principais sinais se contam a perda de peso, falta de ar ou tosse com sangue. É possível contrair a doença e não apresentar qualquer sintoma.

Bronquite

Esta doença caracteriza-se pela inflamação dos brônquios. Mas ao contrário da asma, a bronquite pode ser integralmente tratada e manifesta-se através de tosse seca (que evolui até conter expectoração), mal-estar geral, dores na garganta e até ardor no peito. Mediante a sua frequência e duração, pode dividir-se entre crónica e aguda.

Pneumonia

É um tipo de infeção que pode atingir um ou ambos os pulmões e afeta principalmente os alvéolos e os bronquíolos. As crianças, os idosos ou as pessoas em tratamento de quimioterapia ou com baixa imunidade estão mais susceptíveis a este tipo de doença. Já entre os sintomas contam-se febre alta, tosse com expectoração, dificuldade em respirar ou dor no peito.

Photo by Robina Weermeijer