A Equipa do Dr. Gonçalo Netto d’Almeida, constituída por este Neurocirurgião e pelo Dr. Pedro Escada, ganhou o segundo lugar do Prémio da Reunião da Sociedade Europeia de Cirurgia de Base do Crânio, na área de Investigação Clínica (European Skull Base Society).
A lista de países dos primeiros 5 trabalhos selecionados, entre cerca de 50 países, foram: USA, UK, Holanda, Alemanha e Portugal. O encontro teve lugar em Berlim, em Maio deste ano.
A Sociedade, apesar de se chamar “Europeia” é, de facto, mundial, pois engloba cerca de 60 países de todos os continentes. Tem cerca de 30 anos de existência e foi fundada em Itália. É a Sociedade Científica mais importante em Cirurgia de Base do Crânio em todo o mundo e engloba as sociedades europeias e americanas de neurocirurgia e ORL. A equipa portuguesa é, desde 2009, a única selecionada para apresentar comunicações e foi, até hoje, a única selecionada para esta distinção.
O Prémio foi atribuído na área da aplicação de uma técnica inovadora de Ressonância Magnética, desenvolvida no H. dos Lusíadas Lisboa e na Universidade de Nara, no Japão, no tratamento de tumores cerebrais.
Até à data, os Drs. Gonçalo Netto d’Almeida e Pedro Escada (ORL) operaram, em conjunto, 79 Doentes com a aplicação deste técnica (entre 2011 e 2016). Demonstraram, com evidência científica e análise dos resultados por uma entidade externa (CEDOC, Univ. Nova de Lisboa) que o tratamento cirúrgico de tumores cerebrais com o auxílio deste técnica (Diffuse-Tensor Tractography) é superior à técnica “convencional”. O tempo médio de cada cirurgia é de 10 a 12 horas.